segunda-feira, 21 de julho de 2008

Grandes Jogadores

Grandes Guarda Redes

Os Antigos:

Portugueses


Vitor Baía

Vítor Baia é para mim e para muitos o Melhor guarda redes português dos últimos anos. Nascido em Vila Nova de Gaia no ano de 1969, o ex-guarda redes portista começou a jogar futebol no Académico de Leça e aos 13 anos mudou-se para o FC Porto, segundo dizem por engano. Depois de fazer toda a formação nas escolas dos dragões, Vítor Baía chegou à equipa principal pela mão de Artur Jorge em 1989 com a difícil tarefa de substituir o gigante Mlynarczyk. A partir desse momento Vítor Baia só largou a titularidade da baliza portista 7 anos depois (1996) quando uma das mais prestigiadas equipas da Europa (Barcelona) lhe fez uma proposta irrecusável que o levou para a Catalunha. No Barcelona Vítor Baia nem sempre foi feliz e em 2 épocas fez apenas 39 jogos, ainda assim, o suficiente para vencer 1 taça do rei, 1 liga espanhola, 1 supertaça espanhola, 1 taça das taças e 1 supertaça europeia. Ao fim de 2 anos no clube Espanhol e afastado da equipa pelo treinador Holandês Van Gaal o guarda Redes Português decidiu voltar ao seu país, á sua cidade e ao seu clube do coração, o Porto. Vítor Baia chega assim ao Porto pela segunda vez em 1999 e não mais deixa o clube ate terminar carreira em 2007, assumindo posteriormente o cargo de director de relações externas do Porto. Ao longo destes 8 anos Vítor Baía foi uma das peças mais importantes dos vários Planteis do Porto, sendo a par de Jorge Costa capitão da equipa Portista que venceu a Taça Uefa (2003) e a Liga dos Campeões (2004) sobre o comando de José Mourinho.

Vítor Baia é nada mais nada menos que o jogador com mais títulos conquistados em todo o Mundo (32). A sua enorme lista de títulos inclui 10 campeonatos de Portugal, 5 taças de Portugal, 8 supertaças de Portugal, 1 taça uefa, 1 liga dos campeões, 1 taça intercontinental, 1 taça das taças, 1 supertaça europeia, 1 supertaça de Espanha, 1 campeonato de Espanha e 2 taças do rei. Para além dos títulos colectivos Vítor Baia foi ainda condecorado com uma vasta lista de prémios pessoais ao longo da sua carreira, dos quais se destacam melhor guarda redes do ano em Portugal (1989, 1991, 1992, 1993, 1994 e 1995), melhor guarda redes do ano em Espanha (1996), melhor guarda redes da Europa (2004) e a condecoração com a ordem do Infante D. Henrique (2008).

Na selecção Portuguesa o guarda redes Portuense foi também uma das maiores figuras de sempre. Estreou-se na baliza de Portugal em 1990 num jogo contra os Estados Unidos da América e a partir desse momento foi o dono da baliza das quinas durante mais de 10 anos, sendo capitão durante boa parte desses anos. Em 2002 e ao fim de 80 internacionalizações o guarda redes foi afastado da seleção por Luís Filipe scolari numa polémica decisão que até hoje se mantem misteriosa.

Fora do Mundo do Futebol Vítor Baia dedica o seu tempos aos estudos e á fundação de solidariedade por si criada (fundação Vítor Baia 99).



Nas Próximas horas colocarei o post relativo ao melhor guarda redes estrangeiro que jogou no nosso país....

Nenhum comentário: