terça-feira, 22 de julho de 2008

Grandes Jogadores - Guarda redes actuais

Melhor Português

Quim

Esta deve ser de todas as escolhas aqui postadas a mais polémica, mas na minha opinião o guarda-redes do SL Benfica é neste momento e de há 2 anos para cá o melhor guarda-redes Português. Apesar de não ser o habitual dono das balizas da nossa selecção (pelo menos na era Scolari que agora terminou), este é para mim o maior candidato a esse posto e o homem mais bem preparado para o fazer.

Quim nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1975 e após ter feito a sua formação em pequenos clubes da região ingressou no SC Braga no ano de 1994 com 19 anos. As suas qualidades ao serviço do SC Braga foram sempre evidentes e após 5 anos no clube Minhoto o guarda redes chega pela primeira vez à Selecção Nacional de Futebol (1999). No SC Braga o guardião esteve 10 anos, durante os quais efectuou cerca de 210 partidas oficiais. No final da época 2004/2005 o guarda redes vê finalmente reconhecido o seu valor e dá o salto para um dos grandes de Portugal (SL Benfica) com 29 anos. No Benfica o guarda redes Quim foi desde cedo impondo as suas qualidades e apesar de algumas criticas e alguns jogadores contratados para a sua posição Quim permaneceu como número 1 do clube da Luz até hoje, numa ligação de 4 anos que já leva cerca de 150 jogos oficiais.
Apesar de contar apenas com 2 titulos no seu curriculum (supertaça de Portugal 2005 e liga Portuguesa 2005) Quim é sem duvida um dos nomes incontornáveis das balizas em Portugal.

Na Selecção Nacional o guarda redes natural de Famalicão nunca teve a vida facilitada pois cedo se viu tapado por Vítor Baía e mais tarde (mesmo contra muitas opiniões) por Ricardo, assim sendo, Quim conta apenas com 26 intercionalizações na equipa das quinas, tendo estado, ainda assim, presente em 1 campeonato do mundo (2006) e 1 campeonato da Europa (2004), falhando 2 mundiais, em 2002 afastado por controlo antidoping positivo e em 2008 afastado por lesão.



Melhor Estrangeiro em Portugal

Helton

O guarda redes Helton da Silva Arruda é sem duvida um dos grandes nomes estrangeiros que passaram pelas balizas de Portugal. Helton nasceu em 1978 em São Gonçalo no Brasil. O guarda redes canarinho que actualmente defende as balizas do FC Porto, começou a jogar futebol profissional no Vasco da Gama após várias tentativas falhadas em clubes como o Flamengo ou o Fluminense, ora por problemas financeiros dos clubes, ora por problemas físicos do jogador que teve mesmo que parar 1 ano para recupar de um coágulo no cérebro causado por uma queda. O guardião consegue então aos 15 anos de idade ingressar no Vasco da Gama após algum tempo a jogar no São Cristóvão chegando 7 anos depois à equipa principal do Vasco (22 anos) com a difícil tarefa de substituir Carlos Germano no Mundial de Clubes após este ter abandonado o Vasco da Gama. A verdade é que Helton aproveitou a confiança que nele depositaram e mostrou que estava á altura do posto que ocupava. Após 2 anos como jogador do Vasco da Gama , tempo durante o qual ainda representou a selecção canarinha, o guardião recebe uma proposta de Portugal, mais propriamente do UD Leiria e vem finalmente jogar para a Europa. Chegado a Portugal, ao 24 anos, Helton agarra a titularidade da equipa do Lis e convence toda a gente de que é um dos grandes guardas-redes do futebol mundial. Após 3 anos de grandes exibições na equipa de Leiria o guarda redes Helton tem finalmente a oportunidade de saltar para um dos grandes clubes mundiais e assina pelo FC Porto onde ainda hoje permanece. A vida no porto não parecia fácil para o Brasileiro pois teria que discutir a titularidade com o “grande” Vítor Baía. Ainda assim e após 1 ano como suplente do guardião português, Helton agarra a titularidade dos Portista durante a sua segunda época no clube, relegando Vítor Baía para o banco de suplentes, provando assim a sua imensa qualidade. A partir desse momento (2006) Helton nunca mais anbandonou o lugar de numero 1 da baliza Portista.
Ao todo o guardião Portista conta com mais de 180 jogos oficiais disputados (52 Vasco, 67 Leiria, 66 Porto e 10 Brasil) e conta já com alguns títulos no seu curriculum como 1 campeonato Brasileiro (2000), 1 taça mercosul (2000), 1 taça guanabara (2000), 1 taça do Rio (2001), 1 taça de Portugal (2005/06), 1 supertaça de Portugal (2005/06) e 3 campeonatos de Portugal (2005/06, 2006/07, 2007/08).

Hélton estreou-se na selecção Brasileira no ano 2000 (22 anos) pela mão de Vanderlei Luxemburgo, sendo convocado para disputar o torneio Olímpico de futebol em Sidney. A selecção fez fraquíssima figura e Helton foi apontado pelos adeptos como um dos culpados pelo fracasso, o que lhe custou um período de 6 anos sem representar o seu pais. Em 2006 e já com Dunga no comando da selecção, percebeu-se que a mentalidade do treinador era outra e Helton volta a ser chamado à sua Selecção. Faz bastantes jogos pelo Brasil e em 2007 faz parte da selecção que vence a Copa América numa final contra a Argentina, tendo sido, ainda assim, suplente em todos os jogos.

Para além do Futebol o guardião Brasileiro é um fã da musica tradicional Brasileira. Desde muito cedo começou a aprender a tocar vários instrumentos (piano, guitarra etc) e neste momento ocupa os seus tempos livres compondo e interpretando musica, tendo inclusive um album de originais gravado no seu país.


Melhor Estrangeiro

Buffon

Esta foi até agora a minha decisão mais complicada, porque existem sem dúvida muitos jogadores que poderiam estar aqui (Casillas, Cech, Dida, Júlio césar, Van Der Sar etc), mas a minha opção caíu em Buffon , não só pelas suas inegáveis qualidades técnicas mas tb pela sua atitude dentro do campo e a sua postura fora dele. Para mim Buffon é muito mais do que o melhor guarda redes estrangeiro. É um dos maiores desportistas de sempre.

Gianluca Buffon nasceu em Carrara, Itália no ano de 1978. Buffon, também conhecido por “gigi” e “superman” começou a sua formação como jogador no Parma com 15 anos e estreou-se pela equipa principal com 17 anos num jogo frente ao todo poderoso Milan. No Parma o guardião Italiano permaneceu 6 anos efectuando um total de 168 jogos e vencendo ao serviço destes 1 taça de Itália , 1 supertaça de Itália e 1 taça Uefa (tudo em 1998/99), ao lado de jogadores como Herman Crespo, Sebastian Veron, Dino Baggio e Benarrivo. Dois anos após estas conquistas, o “superman” voou para Turin para assinar pela "Vecchia Signora" Juventus numa transferência à altura milionária num valor nunca antes pago por um guarda redes (50 milhoes de euros). Logo no seu primeiro ano em Turin o guardião conquistou a titularidade na equipa e ajudou a Juve a sagrar-se campeã Italiana de Futebol. Cinco anos depois de chegar á Juventus a “vecchia Signora” é apanhada no escândalo do "Calcio Caos" e desce à segunda divisão Italiana acusada de corrupção. Ainda assim "gigi" mostra-se fiel ao clube e renova contrato com a Juve jogando um ano no escalão secundário do futebol Italiano o que foi suficiente para ser considerado o Melhor guarda redes do Mundo nesse mesmo ano. Mas a personalidade e o carácter correcto de Buffon não se vê apenas neste acto de fidelidade e amor ao clube. Por exemplo, durante o Mundial de 2006 é o guardião Italiano quem chama a atenção do árbitro para a agressão de Zidane a Materazzi, pedindo no final desculpa a Zidane mas explicando-lhe que aquilo era um lance de agressão.
Ao longo da sua carreira, Buffon jogou mais de 400 partidas oficiais ( 168 Parma, mais de 200 Juventus, 80 Italia) e venceu vários títulos colectivos e individuais. O palmarés deste grande guarda redes conta com 3 campeonatos Italianos (2002, 2003 e 2005), 1 taça de Itália (1999), 3 supertaças de Itália (1999, 2002 e 2003), 1 taça Uefa (1999) e 1 campeonato do Mundo de Selecções (2006). A título pessoal Buffon foi considerado melhor guarda redes da Liga dos Campeões (2003), jogador mais valioso (2003) e melhor guarda redes do mundo (2006).

Buffon estreou-se na selecção com apenas 19 anos, com a difícil tarefa de substituir Pagliuca no jogo contra a Rússia do Mundial de 1998 (França). Desde essa altura Buffon nunca mais deixou de fazer parte dos quadros das "Squadra Azzurra". No ano da conquista do Mundial pela Selecção Italiana (2006) buffon era já uma da peças fundamentais da sua selecção sendo mesmo considerado pela FIFA como o melhor guarda redes do Mundial.

Nenhum comentário: