terça-feira, 22 de julho de 2008

Grandes Jogadores - Guarda redes do Futuro

Melhor Português

Ricardo Batista

Ricardo Batista é um dos jovens e promissores guarda redes do nosso país. A par dele poderíamos estar aqui a falar de outros como Rui Patrício, Ventura ou Bruno Vale, mas sinceramente penso que estará nas mãos deste jovem de apenas 21 anos o futuro das balizas da nossa Selecção.

Ricardo nasceu em Setúbal no ano de 1986. O miúdo também conhecido por “ricky” dono de uma estrutura física impressionante (193 cm e 78 kg) começou a asua formação de jogador no Vitória local mas cedo deu nas vistas e como tal cedo se transferiu para o estrangeiro (Inglaterra) para representar o Fulham (2004). Em Inglaterra a concorrência para o seu posto era enorme e lutar por um lugar no 11 com Van der Sar e Mark Crossley (2004/05), Mark Crossley e Niemi (2005/06) e Niemi e Jan Lastuvka (2006/07) não era tarefa nada fácil pelo que o jovem guardião Português acabou emprestado ao longo dessas épocas a clubes como Milton Keynes (2005/06) e o Wycombe Wanderers (2006/07), regressando em definitivo à equipa do Fulham na ultima época (2007/08) para ser o terceiro guarda-redes da equipa onde Mark Crossley e Kasey Keller eram os principais nomes desse posto. Finda a época 2007/08 eis que em Portugal se decide finalmente apostar neste guardião de tão grandes qualidades e o Sporting CP fazendo jus ao seu lema de apostar nos jovens da formação e de Portugal decide comprar Ricardo Batista ao Fulham.
Na época que aí vem espera-se uma luta interessante pela baliza Leonina entre 2 dos mais talentosos guarda redes jovens do nosso país, Ricardo Batista e Rui Patrício.

Ricardo Batista estreou-se pela Selecção Nacional em 2002 e é actualmente um dos guarda-redes da equipa de Sub21 disputando o lugar com o futuro colega de equipa Rui Patrício.

Sendo um guarda-redes muito forte física e psicologicamente, seguro e muito elegante na baliza, esperam-se deste miúdo maravilhas na baliza da nossa Selecção e do Sporting CP…
Boa sorte…


Melhor estrangeiro em Portugal

Diego Benaglio

Diego Benaglio é um dos muitos talentos que passou por Portugal nos últimos anos. Quem não se recorda das suas espectaculares defesas na baliza do Nacional da Madeira?
Este jovem guarda redes Suíço, nascido em 1983 (24 anos), fez a sua formação em 2 clubes distintos, o FC Spreitenbach (1993 até 1998) e o FC Baden (1998 até 1999). Após o ano de 1999 e com apenas 16 anos Diego assina o seu primeiro contrato com o Grasshoppers, um dos grandes clubes do seu país. Após 3 anos no “grass” onde nem sempre foi uma aposta regular o Jovem guarda redes é contratado pelo VfB Stuttgart (2002) permanecendo na Alemanha por um período de 3 anos. Com a luta da titularidade completamente perdida para Timo Hildbrand o Suíço decide aceitar uma proposta do clube Português CD Nacional da região autónoma da Madeira. Chegado a Portugal Diego Benaglio muito rapidamente se tornou um dos heróis da equipa e a jogar com muita regularidade cedo mostrou todas as suas qualidades, recebendo como fruto disso a sua primeira chamada à Selecção Helvética da qual é titular. Durante os 3 anos que esteve na Ilha da Madeira Diego provou ser um dos guarda redes com mais futuro na Europa e por isso mesmo o VfL Wolfsburg não exitou minimamente em contratá-lo no ano de 2008 prevenindo-se assim para a eminente saída de Simon Jentzsch.

Após as excelentes exibições no CD Nacional o guardião Suíço conquistou o seu espaço na Selecção e é hoje o seu titular indiscutível. Participou pela primeira vez numa competição com a Suiça em 2006 onde foi terceira opção para a baliza atrás de Pascal Zuberbühler e Fabio Coltorti, mas as grandes exibições que se seguiram no campeonato nacional Português fizeram com que fosse ele o dono da baliza no Europeu de 2008 jogado no seu próprio país.
Este foi sem dúvida um dos grandes guarda redes estrangeiros que passaram por Portugal mas que entretanto se deixaram seduzir por campeonatos mais competitivos, melhores salários e o sonho de uma carreira de conquistas… a melhor sorte para este elástico guarda redes Suíço.

Melhor estrangeiro

Kasper Schmeichel

Este jovem guarda redes dinamarquês, filho do grande Schmeichel que durante anos defendeu a baliza do Manchester United e que ainda jogou no nosso campeonato pelo Sporting CP, é quase uma fotocópia do pai. Loiro, alto (188 cm) e forte. Mas parece não ser só no físico que o miúdo se parece com o pai pois também nas qualidades técnicas este guarda redes de 22 anos se começa a destacar.

Kasper nasceu em Copenhaga em 1986 e começou a seguir as pisadas do pai desde muito cedo entrando para as escolas de formação do United com pouco mais de 10 anos. Apesar de formado pelo United o miúdo Dinamarquês acabou por sair e assinar o seu primeiro contrato profissional com o rival da cidade, o Manchester City (2003). Ainda muito novo (17 anos) o jovem Kasper começou naturalmente a sua adaptação ao futebol profissonal com sucessivos empréstimos a clubes como Darlington (2006), Bury (2006), Falkirk (2007), Cardiff City (2007 e 2008) e Conventry City (2008). Com estes sucessivos empréstimos Schmeichel foi ganhando experiência de jogo e mentalidade de profissional embora não tenha sido sempre primeira opção nas equipas por onde passou. Agora com 22 anos volta finalmente ao Manchester City para disputar a titularidade com Andreas Isaksson e o jovem Charles Joseph Hart pelo que a tarefa não parece nada fácil e talvez seja mais produtivo para ele voltar a rodar.

Kasper é internacional pelas Selecções jovens do seu país, tendo-se estreado no ano de 2004 pela categoria de sub19. Neste momento e após ter feito apenas 1 jogo oficial pela categoria de sub20, Kasper é o dono da baliza sub21 da Dinamarca.

Espera-se um grande futuro deste jovem Dinamarquês. Tendo consciência de que muito dificilmente alcançará o estatuto e prestígio do pai, pode ainda assim ser um dos melhores do Mundo na sua posição…. Boa sorte…

Nenhum comentário: